Obesidade pet

09 janeiro 2019

Obesidade pet

Com uma trajetória de quase 20 anos no segmento petfood, a Hercosul é referência na produção de alimentos secos e úmidos para cães, gatos e outros animais domésticos. Com seus produtos desenvolvidos com qualidade e inovação, apresenta um mix variado, atendendo aos desejos e necessidades do mercado. Trazendo a saúde dos pets e a qualidade em seu DNA, a marca conta com um time de especialistas que atua pesquisando as necessidades do público, trabalhando para solucioná-las. É neste contexto que a Médica Veterinária Paula Genuíno, colaboradora da Hercosul, aborda a obesidade pet, doença que ocorre por diversos motivos nos amigos de quatro patas e, traz informações relevantes sobre o quanto uma dieta balanceada pode ajudar no tratamento e prevenção dos casos de obesidade.

Os pets podem ganhar excesso de peso por diversos fatores, que vão das mudanças metabólicas após a castração ou que surgem com o avanço da idade, predisposição genética de raças específicas como o labrador e o bulldog, dietas não balanceadas, alimento ou petiscos em excesso. A profissional ressalta que a alimentação é um fator determinante para o controle de peso. Para evitar que a obesidade pet ocorra, é necessária uma dieta balanceada, com alimentos de qualidade e exercícios físicos. “É importante oferecer alimentos de qualidade, que atendam as demandas da fase de vida que o pet se encontra (filhote, adulto, sênior), oferecer uma quantidade moderada de petiscos por dia e manter uma rotina que deixe o pet ativo e faça com que ele gaste energia. Alimentos balanceados, fornecidos na quantidade adequada suprem todas as necessidades nutricionais dos pets sem exageros”, afirma Paula Genuíno. 

Fornecer um alimento balanceado e respeitar a quantidade diária a ser oferecida é essencial e, a dieta pode variar de acordo com a necessidade de cada pet, podendo ser 100% baseada em ração, ou com um percentual dela com alimentos caseiros ou naturais, ou até integralmente natural, de acordo com o caso e podendo inserir petiscos saudáveis como frutas e legumes crus e cozidos.  No caso da prevenção, os donos dos pets podem se basear nas dicas do veterinário do seu animal sobre a quantidade, ou utilizar as informações nas embalagens das rações Hercosul, que informam a quantidade de acordo com o peso.

Já para casos de obesidade, é necessário um plano de emagrecimento, e um rigoroso cuidado para cumprir o mesmo, não cedendo às chantagens dos pets durante o processo. Para os pets seniores, é importante observar o tipo de ração específica para eles, que é uma ótima maneira de evitar esse ganho de peso em excesso. Esses alimentos possuem ingredientes que auxiliam na manutenção da massa muscular magra e na queima de gordura corporal, evitando o ganho de peso. A Hercosul possui alimentos para cães e gatos castrados, que auxiliam na manutenção do peso ideal dos pets após o procedimento de esterilização. Além disso as linhas Three Dogs e Biofresh para cães possuem alimentos light, que ajudam na perda de peso de forma natural e saudável.


Pets no apartamento: cuidado extra

Para os pets que vivem em apartamento ou lugares com pouco espaço, é essencial estabelecer uma dieta balanceada e um plano de exercícios diários, envolvendo passeios, caminhadas e brincadeiras que façam com que os pets se movimentem. Manter brinquedos em casa, enquanto o pet fica sozinho, também é importante para mantê-los ativos e evitar a obesidade, já que alimentos em excesso e pouco exercício são a fórmula para o desencadeamento de ganho de peso.